Ficar muito tempo sentado FAZ MAL

Quanto tempo você passa sentado? No carro, no trabalho, durante as várias refeições do dia, na escola, no cinema, no restaurante, no bar? As cadeiras e os sofás são grandes companheiras da nossa jornada diária e é impossível imaginar o mundo sem elas. O que você não sabe é que elas também podem se tornar inimigas e nos roubar anos preciosos de vida.
Ficar muito tempo sentado faz mal à saúde e aumenta o risco de doenças cardiovasculares porque há uma diminuição dos hormônios que regulam a produção de insulina, triglicerídeos e de colesterol, favorecendo a instalação de doenças cardíacas e diabetes.



Sentença assustadora
Um estudo feito com 250 mil participantes e publicado em um dos mais importantes periódicos de medicina do mundo, o Archives of Internal Medicine, mostrou que ficar mais de 11 horas por dia sentado, seja trabalhando, vendo televisão, jogando videogame ou navegando na internet, pode dobrar o risco de morrer dentro dos próximos três anos (o estudo se refere a pessoas com mais de 45 anos). Isso não significa que os jovens estão livres. Ficar sentado apenas seis horas por dia é o suficiente para aumentar em 40% as chances de morrer nos próximos 15 anos. Isso é muito assustador!
Já um estudo feito pela Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, em 2010, e divulgado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, observou que o sedentarismo, especificamente o tempo que uma pessoa fica sentada em frente à televisão ou dirigindo o carro, é capaz de elevar em até 64% o risco de morte por doenças cardiovasculares em homens. E não apenas no trabalho. O mesmo vale para o lazer, quando, segundo a pesquisa, um adulto chega a passar 90% do seu tempo de lazer sentado. 

Reação em cadeia
Em entrevista ao jornal norte-americano The New York Times, James Levine, pesquisador da Mayo, disse tudo: "Passar muito tempo sentado é uma atividade letal." Tão logo você senta na cadeira, uma série de processos negativos tem início em seu corpo: a atividade elétrica dos músculos da perna é cessada, a queima de calorias cai para apenas uma por minuto (o normal é queimar entre 3,5 e 5,5 nesse período) e a quantidade de enzimas lipoproteínas lipase, que ajudam a quebrar a gordura, é reduzida em 90%. Após duas horas, o colesterol bom, que evita a formação de placas de gordura nas artérias, diminui 20%. Com mais tempo ainda sentado, a eficácia da insulina cai 24%, aumentando o risco de diabetes. 
Por isso, é aconselhado, ou melhor, é FUNDAMENTAL, que os profissionais que trabalham muito tempo sentados levantem-se várias vezes ao dia, de preferência de hora em hora, para estimular a circulação sanguínea e fazer algum exercício de alongamento muscular. 

Uma boa dica para quem trabalha em escritórios e passa mais de 3 horas sentado é ir beber água e ir ao banheiro a cada 2 horas, para estimular a circulação sanguínea. Vale colocar o despertador no celular, lembretes  junto ao computador... Outras boas dicas são trocar o elevador pelas escadas, fazer refeições saudáveis e sair do ambiente de trabalho na hora do almoço, aproveitando este período para se "desligar" do trabalho, tendo também algum tempo de lazer, o que também melhora a produtividade. E nas suas folgas, nos finais de semana, fuja do sedentarismo. Caminhe, brinque com seus filhos, ande de bicicleta, jogue bola... o importante é não se conformar com o sedentarismo e mudar esses números na sua VIDA!

Converse com a gente sobre a atividade que melhor se encaixa no seu estilo de vida. Nosso espaço está localizado na Rua Mariano de Mattos, centro de Novo Hamburgo.
Fonte
diariodaregiao.com.br
tuasaude.com





Comentários

Postagens mais visitadas