Pilates a dois


É cada vez maior o número de casais que busca pelo Pilates. É uma atividade que proporciona muito prazer, descontraçāo e relaxamento, além de um momento tranquilo, onde os dois podem estar juntos, brincar, se exercitar, e dividir os mesmos interesses.

Quando estiver se exercitando com o seu parceiro é importante que um preste atenção na respiração e nos movimentos do outro: tente conectar os seus movimentos com sua respiração e com a respiração de seu parceiro. Se puder, pratiquem olhando-se no espelho.



Para  homenagear os casais no Dia dos Namorados, transcrevemos trechos  da entrevista com Anna Caterina Alcaraz, Fisioterapeuta pós-graduada em Fisiologia do Exercício e Biomecânica do Aparelho Locomotor, para Suzana Mattos da Revista Vida Natural e Equilíbrio:

Vida Natural – Quais são os benefícios do pilates para o casal? 
Anna Caterina Alcaraz – A técnica garante a interação e o aumento da intimidade. Ela possibilita que a dupla trabalhe o contato físico e até o emocional por meio das atividades desenvolvidas, respeitando sempre o limite de cada um. Sem perder a essência, o pilates para o casal atua sobre a musculatura de todo o corpo, desenvolve a respiração e a flexibilidade. Além disso, dá um reforço extra às estruturas ligadas à atividade sexual.

Vida natural – Como convencer os homens a fazer pilates?
Anna – Não são necessários muitos esforços para convencê-los a entrar no pilates. Hoje em dia, os homens estão procurando os exercícios pois a fama de que a técnica traz benefícios é a cada dia maior.

Vida Natural – É verdade que a técnica ajuda a emagrecer? 
Anna – Com o aumento da massa magra, a aceleração do metabolismo e a promoção da respiração profunda, a queima calórica é intensificada. Além disso, a técnica estimula a tonificação e modela o corpo. Mas isso não quer dizer que o pilates emagreça. Alguns exercícios colaboram para que a pessoa consiga manter o peso, dependendo da quantidade de minutos de execução. 

Vida Natural – O casal pode praticar a técnica todos os dias? 
Anna – Como não exige força nas articulações e os profissionais sugerem exercícios que vá de acordo com o nível de cada pessoa, os treinos podem ser realizados todos os dias. Mas se a pessoa não tiver tempo, indicamos no mínimo duas vezes por semana. 

Vida Natural – Há contraindicação?
Anna – Não. Todos podem fazer. Mas, claro, eu recomendo que seja feita uma avaliação física antes para identificar possíveis doenças crônicas ou dores constantes em determinadas regiões do corpo.

Comentários

Postagens mais visitadas