Conheça o Rolfing

Criado na década de 1950 pela Dra. Ida Pauline Rolf (1896-1979) o método Integração Estrutural- Rolfing visa organizar a estrutura humana em relação à gravidade, num processo que ela denominou “Integração Estrutural do Corpo Humano”. 

É uma terapia complementar que contempla o estrutural (o corpo), o funcional (o movimento) e o psicobiológico (fisiologia, química, que influencia no comportamento).
O processo de Integração Estrutural-Rolfing é um processo que acompanha o amadurecimento do paciente e o integra às suas potencialidades físicas, funcionais e espirituais. 
Quando o corpo começa a funcionar de modo apropriado, a força da gravidade consegue fluir através dele. Espontaneamente, então, o corpo cura-se a si mesmo (ROLF apud FEITIS, 1986. p.43).


Por ser uma ciência holística o Rolfing considera a interdependência do físico, funcional e psicobiológico, para buscar o bem-estar do indivíduo.

O sistema miofascial do tecido conjuntivo confunde-se com os músculos, ligamentos, tendões e até mesmo tecido ósseo. Portanto, trabalhando e liberando aderências fasciais que são construídas ao longo de uma vida de estresse, lesão ou padrões específicos de movimento, essa liberação vai afetar toda a estrutura do corpo mudando a postura do paciente que está sendo trabalhado não só fisicamente, mas também na forma como ele se posiciona no mundo e como se relaciona com as pessoas ao seu redor.

A eficácia do toque (o que ele vai liberar no tecido miofascial e o que ele vai conseguir em relação a um melhor funcionamento do corpo), está relacionado com a intenção do terapeuta, com a forma que esse conduz a sessão através do contato terapêutico conjuntamente com a receptividade e sintonia entre paciente e terapeuta.




Fonte: Jornal O Legado - Outubro de 2013 - página 3 - Texto de Dr.ª Lucila Freitas, médica, rolfista avançada e de movimento e Terapeuta Craniossacral - (11) 99941-5208

Comentários

Postagens mais visitadas