Dia 6 de abril - Dia da atividade física
Domingo, 6 de abril, é o dia da atividade física. Aproveite para começar a se mexer. Escolha a modalidade que mais lhe agrada e movimente-se!
A prática de atividade física, de forma sistemática e regular é um elemento significativo na prevenção, desenvolvimento e reabilitação da saúde e a prevenção de doenças como a diabetes, a hipertensão, entre outros.
A prática de atividade física, de forma sistemática e regular é um elemento significativo na prevenção, desenvolvimento e reabilitação da saúde e a prevenção de doenças como a diabetes, a hipertensão, entre outros.
Em geral, as vantagens da prática de atividades físicas podem ser vistos nos seguintes aspectos:
No nível organizacional: Aumento da flexibilidade e mobilidade articular. Uma maior coordenação, habilidade e capacidade de resposta. Ganho muscular que se traduz em um aumento do metabolismo, o que por sua vez provoca uma diminuição na gordura corporal (prevenção da obesidade e as consequências). Resistência do corpo à fadiga aumentada (cansaço).
A nível cardíaco: Um aumento é observado na resistência orgânica, melhora a circulação, a regulação do pulso e diminuição da pressão arterial.
Nos pulmões: melhoria é visto no pulmão e oxigenação subsequente. Aumento da capacidade, a operação de alvéolos pulmonares e a pressão arterial de troca, melhora a eficiência do coração e reduz o risco de arritmia cardíaca (batimentos cardíacos irregulares).
Um nível metabólico: diminui a produção de ácido láctico, a concentração de triglicerídeos, colesterol, ajuda a reduzir e manter um peso saudável, normaliza a tolerância à glicose (açúcar) aumenta a capacidade de utilizar a gordura como fonte energia, a ingestão de calorias, a concentração de colesterol bom e melhora o funcionamento de insulina.
A nível neuro-endócrino: Eles produzem endorfinas (hormônios ligados à sensação de bem-estar), diminui a produção de adrenalina. Ao nível do sistema nervoso: Melhora o tônus muscular, reflexos e coordenação muscular.
A nível gastrointestinal: a função intestinal melhorada, ajudando a prevenir o câncer de cólon.
Um nível de músculo-esquelético: aumenta a força, o número de terminais no sangue em músculo esquelético, melhora a estrutura, a função e a estabilidade dos ligamentos, tendões, articulações e melhora a postura. O desenvolvimento da força muscular, que por sua vez determina um aumento da resistência óssea prevenindo a osteoporose.
A nível psíquico: Melhoria da auto-estima da pessoa, aumenta a capacidade de força de vontade e auto-controle, melhora a memória, estimula a criatividade e capacidade emocional, reduz a ansiedade, stress, agressividade e depressão.
Fonte Portal São Francisco



Comentários
Postar um comentário