Exercícios na gravidez: Pilates

O pilates é uma atividade física que combina flexibilidade, força, consciência corporal, relaxamento e respiração. Os exercícios são baseados em movimentos feitos ao mesmo tempo em que se contraem o abdome e os músculos do assoalho pélvico (área entre as pernas, a partir do osso púbico na frente até a base da espinha nas costas), região conhecida nesta prática como "core". 

Como a gravidez afeta os músculos abdominais e do assoalho pélvico? 

Durante a gestação, os músculos abdominais se distendem para acomodar o crescimento do bebê e, por causa disso, podem ficar enfraquecidos. Os músculos do assoalho pélvico também sofrem grande pressão e tendem a se alongar e a se movimentar mais para baixo da bacia. Como consequência disso, fica muitas vezes difícil contrair esses músculos e segurar a essa contração por algum tempo. 
Se os músculos pélvicos ficam fracos demais, algumas mulheres têm problemas com escapes de urina ao tossir, espirrar e dar risada. No caso da musculatura abdominal, pode haver dor nas costas ou na região pélvica.
 

O pilates é um bom exercício para a gravidez? 

Sim, porque se concentra nos músculos abdominais e do assoalho pélvico, os quais tendem a se enfraquecer durante a gestação. 

Outa vantagem é que muitos exercícios do pilates são feitos "de quatro" (quatro apoios: os dois joelhos e as duas mãos, ou cotovelos), uma posição que ajuda a aliviar a pressão sobre as costas e a bacia, além de ser ótima para auxiliar os bebês a se movimentar na direção certa para a hora do parto

Posso fazer aulas de pilates mesmo grávida? 

Para quem está pensando em começar, há especialistas que recomendam que a atividade só seja iniciada no segundo trimestre, agora, se você já é praticante de pilates, pode continuar, com as devidas modificações, sempre acompanhada de seu instrutor. É sempre bom conversar com seu médico obstetra antes de se submeter a uma atividade física durante a gestação.


Há como saber se estou exagerando nos exercícios? 
Pare imediatamente de se exercitar e procure ajuda médica se tiver qualquer um dos seguintes sintomas: 

sangramento vaginal 
• visão embaçada 
• náusea 
• tontura 
• sensação de desmaio 
• falta de ar 
• palpitações 
• aumento do inchaço nas mãos, pés e tornozelos 
• forte dor no abdome ou no peito 
• perda de líquido pela vagina 
• mal-estar 

Confie no seu instinto, que costuma estar bem afinado na gestação – se achar que uma atividade não é boa para você, não faça. O contrário também costuma ser verdadeiro.

Fonte: BabyCenter Brasil

Comentários

  1. Quero ver fotinho dessa gravidinha aí fazendo Pilates!! Beijão, cumadi!! Luana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas