Pilates para adolescentes

Na adolescência, os jovens estão mais suscetíveis às situações de risco para a coluna. Mochila pesada, horas sentados na sala de aula, muita TV, computador e videogame. Com mais um agravante: a falta de atividade física. Isso tudo pode provocar graves alterações posturais, levando a problemas como escoliose, cifose e lordose acentuadas.

Esta fase também é marcada pelo crescimento acelerado do corpo, gerando desequilíbrios musculares. Por isso, é comum ouvir os adolescentes reclamando de dores nas costas e nas articulações. É aí que entra o Pilates. Os exercícios são ideais para organizar a postura, fortalecer os músculos responsáveis pelo equilíbrio do corpo e melhorar o alongamento e a flexibilidade do adolescente.

O Pilates trabalha vários músculos ao mesmo tempo, estimulando a coordenação motora desses jovens. Além disso, o método desenvolve a capacidade respiratória e a concentração do praticante, o que ajuda no desempenho atlético e intelectual. De acordo com a Universidade Gama Filho, a atividade facilita a drenagem linfática e estimula o sistema circulatório, diminuindo os efeitos do sedentarismo e do estresse.

Com Pilates, o adolescente consegue perceber seus movimentos e sua postura incorreta no dia a dia, trabalhando a consciência corporal e, automaticamente, corrigindo sua posição. O método ajuda a preparar o jovem para os desafios da idade, com equilíbrio, disposição e menos dores. Sem contar que a atividade física é ótima para a autoestima e autoconfiança.



Fonte: Revista Pilates

Comentários

Postagens mais visitadas